sexta-feira, 28 de outubro de 2011

QUEM ERA ESTEVÃO

QUEM ERA ESTEVÃO?
Segundo a história, Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, a Igreja primitiva, que logo após a morte e ressureição de Jesus, sairam pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.
 Segundo alguns estudiosos, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os Helenitas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos.
Estevão foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Yerushalem), onde foi condenado porblasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (At-8). Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.
O seu nome, Estevão, vem do grego Stephanós, o qual se traduz para aramaico como Kelil, que significa "coroa". Estevão é o primeiro cristão a morrer pela sua fé - o protomártir. Esse era o amado irmão Estevão, um ezímio pregador da verdade, e o que mais gosto na história desse valoroso pregador, é saber que ele pregava uma mensagem radical, isso significa que ele falava a verdade, "Doa a quem doer", pois bem sabemos que hoje os "PREGADORES ITNERANTES", renomados e famosos, por desfilarem em grandes congressos nacionais, pregam para quem der a maior oferta, ou seja, quem pagar mais. Isso me deixa inojado. D'us dá uma mensgem de graça e o pregador quer se justificar atrás de uma frase que muitos já ouviram:"Tenho que sustentar meu ministério e outras vidas que trabalham para mim". Mas agora eu pergunto. Quem é que sustenta quem?
 
Estevão não era assim, pois a própria bíblia testifica por ele
Agora quero compartilhar o que eu aprendi com esta grande passagem bíblica, que à luz do Espírito Santo veio ao meu coração.
                Era sem dúviva, Estevão, um verdadeiro convertido, e volto a reafirmar que a bíblia garante isso, pois o que mais se vê hoje dentro da casa de D'us, são pessoas convencidas, e que não querem e nem se preocupam em conhecer o significado da palavra converção. Existe hoje um evangelho interesseiro, descompromissado e mesquinho. E isso fez com que Estevão pregasse uma mensagem espada. Por isso eu conclamo a todos os pregadores e pregadoras da verdade que não tenham medo de falar aquilo que D'us quer que vocês falem.
                Agora veja bem. Aqueles homens que professavam a mesma fé  que Estevão, e eram Judeus, foram unanimes em decidirem matar o pregador.
                Quantos pregadores tem sofrido com pessoas que professam a mesma fé que eles. Eu aprendo aqui que nossos maiores inimigos não estão no mundo, mas sim dentro das igreja, é por isso que as melhres mensagens ainda são pregadas nas igrejas, talvez D'us assim permita, no afã de que estes se salvem.
                Mais uma coisa eu queria dizer. É sobre aquelas pessoas que atenderam ao chamado dos membros do Sinédrio, e mesmo sem entenderem, ou conhecerem todo o contexto, se aproximaram para jogarem umas pedrinhas, estes sempre estarão por perto, são como os urubus, que voam em circulos, para captarem o cheiro da carniça .
                Mais uma classe de pessoas é mostrada no relato bíblico. São os que seguram a capa, como o jovem Saulo de Tarço. Pessoas que ficam em cima do muro, e temem dizer a verdade, ou defender o justo, mas querem estar por perto para verem a queda do justo. Talves estes sejam piores dos que aqueles que atriram pedras.
 Talves nesse momento, você esteja sofrendo com pedradas atiradas em sua direção. Então agora observe mais algumas considerações.
                Ninguém que esteja longe de você pode em potencial lhe atirar uma pedra que lhe cause um dano razoável, mas sim aqueles que estão por perto, estes são aqueles que te julgam, te condenam e querem dar a sentença, e ainda se ajuntam com aqueles, os quais chamamos de "maria vai com as outras", para mostrarem supremacia de força, e atirarem pedras em sua vida, seu ministério ou sua família.
                Enquanto você esta sofrendo com as pedradas dos seus acusadores, existem ainda os que não se importam, enquanto você fica gritando por socorro, tentando suportar a dor de cada pedra, estas pessoas que você acreditava serem seus amigos, e que te ajudariam, mas te deixaram sozinho, estão por perto.
                Preste bem atenção,  você não está sozinho, pois o Senhor Jeová disse que antes mesmo que você fosse colocado no ventre de sua mãe, Ele já o havia escolhido (Sl-139). Mas talvez você diga, "eu não sou pregador ou pregadora da palavra", então o Senhor lhe diz que ele te separou e te escolheu, e te segura pela mão direita (Is-41).
 "ÁRVORE QUE NÃO DÁ FRUTO, NÃO LEVA PEDRADAS"
 
Atos dos Apóstolos 7: 53 a 60
 


__._,_.___

Nenhum comentário: