quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Desperta Débora, E Voluntariamente Serve Ao Senhor



DESPERTA, DÉBORA, E VOLUNTARIAMENTE

                    SERVE AO SENHOR
Valdenira Nunes de Menezes Silva


"Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente." (Juí 5:2) (Grifo meu)

"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-O com um coração perfeito e com uma alma voluntária." (1Cr 28:9) (Grifo meu)

"Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário." (Sal 51:12) (Grifo meu)



Introdução

Se fizermos uma emocionante viagem devocional pela Bíblia Sagrada, encontraremos numerosas histórias de mulheres de fé, de mulheres que amaram ao Senhor e de mulheres que, voluntariamente, O serviram.

Débora, mulher de Lapidote, foi uma dessas mulheres que amavam a Deus, obedeciam à Sua Palavra e seguiam as orientações do Senhor em suas vidas.
Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida.

Irmã, você, assim como Débora, é uma esposa que honra o seu marido? Você é uma esposa fiel, dedicada e ajudadora? Mesmo ele não sendo crente, nem muito bom para você?

Alguém disse certa vez:"Deus não honra os que são infiéis em seu campo de ação."

Você quer ser como Débora,
uma mulher poderosa usada por Deus, a quem foi confiada a responsabilidade de liderança, e totalmente dedicada ao serviço do reino de Deus, ajudando, respeitando, amando o seu marido e sendo submissa a ele?


Esposa Fiel Que Honra A Deus

Então dê o primeiro passo sendo fiel como esposa, pois agindo assim, Deus será honrado.
Se a Bíblia nos diz que Débora era a esposa de Lapidote, isto significa que ela, apesar de ser uma líder, era principalmente uma esposa dedicada e submissa a seu marido.
Deus sempre chama para servi-Lo pessoas que estão ocupadas e que têm condições de fazer o trabalho que ele deseja.
Débora era ocupada mas Deus a chamou para servi-Lo. Ela que já tinha suas obrigações de dona de casa não hesitou em ouvir o chamado do Senhor e servi-Lo de todo o coração.
Ela era uma mulher que sabia como ser liderada por Deus. Ela não só ouvia como fazia o que o Senhor mandava.

Irmã, você pode "honrar ao Senhor com a mesma disposição de Débora, ouvindo a Deus, e também desenvolvendo habilidades semelhantes para ouvi-Lo, à medida que você estuda a Bíblia e se sintoniza com a ação dEle à sua volta."
Para voluntariamente servirmos ao Senhor, temos então que ser não apenas leitoras assíduas da Sua Palavra mas cumpridoras e também mulheres de oração. Temos que desejar de todo o coração servirmos ao Senhor da mesma maneira que Débora serviu: com fé, confiança e valentia sabendo que o Senhor está ao nosso lado encorajando, capacitando e dando força.


Chamada Para Ser Juíza

Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel.
A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte:

"... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo."

Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração.

*E você, irmã, será que voluntariamente está instruindo as pessoas nas coisas do Senhor?
*Será que no dia do evangelismo da sua igreja, você está ali firme, com um grande peso no coração pelas almas perdidas, dando graças a Deus pelo privilégio de poder falar do Seu grande amor por nós, enviando o Seu Filho unigênito para morrer por mim e por você e nos dar vida eterna ao Seu lado?
*Ou estamos fugindo desta responsabilidade, que é nossa, de falarmos do plano de salvação àquelas pessoas que estão caminhando para o inferno?

A sabedoria e a Palavra de Deus necessitam ser proclamadas, e você pode compartilhá-las com as pessoas que dela necessitam. Siga os passos de Débora!

Irmãs, assim como Débora, sejamos um instrumento nas mãos do Senhor e, corajosamente, nos voluntariemos para aquilo que Deus nos confiou.

William Wordsworth disse o seguinte: "A sabedoria geralmente está mais perto quando nos curvamos, e não quando elevamos a cabeça."

Foi exatamente isto que aconteceu com Débora. Ela foi uma juíza que não buscou a posição de juíza. Foi Deus que a colocou nesta posição e ela a aceitou com muita humildade. Ela realmente viveu o provérbio que diz: "Para subir é preciso descer." O caminho para ser grande no reino de Deus é o caminho da humildade.

Então, irmãs, se queremos, voluntariamente, servir ao Senhor, sejamos submissas e cinjamo-nos de humildade, como diz a Bíblia em 1Pe 5:5.

Deus nos dá dom ou dons e Ele quer que nós os usemos única e exclusivamente para a honra e a glória dEle. Ele nos abre a porta e só cabe a nós trabalharmos naquilo que Ele colocou diante de nós. Apocalipse 3:8 nos diz:

"Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar."

Existe nada mais maravilhoso do que o próprio Deus colocar diante de nós uma porta aberta? Só cabe a nós entrarmos por ela e usufruirmos das bênçãos que o nosso Pai tem preparado para nós.

Não almejemos trabalhar para o Senhor somente naquilo que nos põe em destaque, em evidência diante de todos. Trabalhemos naquilo que Ele colocar diante de nós e façamos este trabalho da melhor maneira possível e com alegria. Qualquer trabalho que façamos para o nosso Deus deve ser encarado como um privilégio. Por isso dê o seu melhor, invista seu tempo e sirva com alegria de coração.


A Profetisa Débora

Débora, uma mulher temente ao Senhor, uma mulher segundo o coração de Deus e bela a Seus olhos, além de esposa modelo e de juíza usada por Deus, era também uma profetiza. A profetiza Débora era a mediadora entre Deus e o Seu povo, a porta-voz da Sua Palavra.

E você, irmã, é, assim como Débora, porta-voz da Palavra de Deus? Hoje, Deus continua a falar com seus filhos através da Bíblia e, assim como Débora, levemos a Palavra de Deus àquelas pessoas que necessitam aceitar Jesus como Salvador de suas vidas. Mostremos o amor dEle por nós, morrendo em nosso lugar para nos dar a vida eterna no céu.
Com a maravilhosa intuição de uma pessoa que habita na presença de Deus, falemos de Cristo voluntariamente do modo que agrade a Deus.

Débora era a esposa que honrava o marido, era a juíza usada por Deus para dirigir o Seu povo e era a profetiza que servia de mediadora entre Deus e o Seu povo.

E eu? Será que sirvo, voluntariamente, ao Senhor sendo uma boa esposa, sendo ajudadora do meu marido? Será que sirvo ao Senhor sendo uma boa zeladora da minha igreja? Será que sirvo ao Senhor sendo uma boa professora de Escola Dominical? Ou será que tenho que ser voluntariada quando existe algo que precisa ser feito para o Senhor?
Irmã, que você e eu possamos ser mulheres cujos corações habitam todas as características do fruto do espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Se tenho todas estas características, certamente, sou uma pessoa que ama ao Senhor, que quer ser obediente à Sua Palavra e que quer voluntariamente servi-Lo e agradá-Lo de todo o coração.

"Todas a mulheres que amam a Deus desejam do fundo da alma " possuir as mesmas características de Débora. E você? Pense um pouco, faça um auto-exame e veja se você realmente quer ter um compromisso fervoroso e irrestrito com o Senhor. Veja se você quer servi-Lo voluntariamente de todo o seu coração. Se sua resposta for sim, então siga os seguintes passos que, com certeza, vão fortalecer a sua fé, o seu crescimento espiritual e a sua vontade de servi-Lo voluntariamente:

a) Tenha uma vida baseada na Palavra de Deus.

A Bíblia, em 2 Timóteo 3:16-17, nos diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Quando estamos em sintonia com o Senhor, fazendo o que é certo diante dEle, certamente, a Sua Palavra vai nos usar e, certamente, o nosso coração vai nos impelir para, voluntariamente, servi-Lo e servi-Lo com alegria que vai contagiar aquelas pessoas ao nosso redor.
Sirvamos de exemplo àquelas mulheres que não estão servindo ao Senhor; exortemos como Débora que embora fosse a primeira entre o seu povo, não se colocou acima de Baraque - aquele que foi incumbido pelo Senhor para lutar contra Sísera, capitão do exército inimigo, mas, covardemente, preferiu que Débora tomasse a frente. Ela prometeu que iria com ele para a batalha.
Você é uma guerreira do Senhor ou uma desertora?

b)Tenha uma vida baseada na oração.

Você quer ser uma voluntária do Senhor?
Você quer fazer grandes coisas para Deus?
Então, ore, peça a Ele que coloque diante de você oportunidades grandes para que assim você possa servi-Lo. A Bíblia diz em Tiago 4:2 que
"Nada tendes, porque nada pedis."

c) Tenha uma vida baseada na obediência.

Se você dedica a sua vida a ser praticante da Palavra, o Senhor irá abençoá-la em tudo que fizer.

* Bênçãos virão em sua vida familiar: você honrará a Deus ajudando, respeitando e amando o seu marido e sendo submissa a ele.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você é uma testemunha útil para o Senhor; quando você proclama a Sua Palavra àquelas pessoas que não O conhecem e estão perdidos; quando você encoraja e exorta um irmão num momento de grande necessidade.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você serve, voluntariamente, ao Senhor com um espírito de submissão e humildade.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você não foge da luta, mas, ao contrário, você encoraja outras a serem guerreiras notáveis do Senhor.
* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você, voluntariamente e com amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, serve ao Senhor do fundo de sua alma e de todo o seu coração.

E que Deus nos abençoe enquanto somos, por mais algum tempo, forasteiros aqui na terra. Amém!
-----------------------------


Fontes de pesquisa:

1- Bíblia da Mulher (Bíblia Trinitariana)
2- Mulheres Que Amaram a Deus (Elizabeth George)
3- Seu Nome é Mulher (Gien Karssen)



 
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 
 
 Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo.
 
 
 
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18).
 
 
"Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)
 
 
 
 Valdenira Nunes de Menezes Silva
 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 PS1 - Visite, bookmark, estude regularmente, recomende a todas amigas, ponha links para http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/
 (este é o antigo site bereanas, e continua voltado para leitura por mulheres que tenham espírito doce e submisso a Deus).
 
 PS2 - Para comunhão e para receber estudos doutrinários e práticos cada semana, envie email vazio para bereanas-subscribe@yahoogrupos.com.br
(este é um grupo moderado de comunhão, exclusivo de mulheres realmente estudiosas de (e crentes em) a Bíblia,portanto de espírito doce e submisso a Deus, de práticas litúrgicas tradicionais, e de doutrina batista, fundamentalista, separatista e "só-Bíblias do Texto Tradicional", a ACF (e antiga ARC-IBB)).
Quando Yahoo pedir confirmação, clique Reply/Resposta, depois clique Send/Enviar.




__._,_.___

Abraão, o Pai da Fé


 
 

Abraão, o Pai da Fé

 

Pr. Rodrigo

 

Introdução:

Hoje é chamado de dia dos pais. Conheci um rapaz estes dias que disse que hoje era o dia dos filhos...

Porque ele tinha de sair e levar todo mundo no zoológico, comer maça do amor e pipoca, ou ir ao shopping...

Ele disse que até o presente que ele iria ganhar era do bolso dele... Ele não parecia muito otimista com o dia dos Pais. Não se parece com alguns de nós?

A Bíblia não nos fala de homens que foram pais perfeitos...

Mas há uma personagem bíblica se destaca por ter sido um ótimo pai.

Como ser humano, teve muitos defeitos, mas ele marcou a vida de seu filho.

Estudando sua vida, encontramos três passos de um Pai que marcou a vida de seu filho.

Estou falando de Abraão. Gn 17.5 – Interessante que o  seu Nome já significava "pai de uma multidão".

 

Quais os passos que tornaram Abraão um pai que marcou a vida de seus filhos?

 

I.                   ABRAÃO CRIOU ISAQUE NOS CAMINHOS DO SENHOR DESDE SEU NASCIMENTO.

 

1.      Gn 21.4:

·        Abraão dedicou seu filho a Deus, reconhecendo ser ele um presente do Senhor.

·        Uma constante preocupação que temos com os filhos é suprir as suas necessidades, nos preocupamos em Dar comida, cuidar dos estudo e de roupas. 

·        Como pais precisamos também nos preocupar em direcionar os filhos nos caminhos do Senhor. Nos preocuparmos em levá-lo à igreja, estudar a sua Bíblia e lhe ensina a orar. Ensinar a amar a Deus e obedecê-Lo.

·        "Muitos pais dão tudo aos seus filhos, menos a is mesmos."

 

2.      Gn 21.8;

·        Abraão era um pai coruja. Fez uma festa, segundo o costume de seu tempo, quando Isaque desmamou.

·        Como pai precisamos estar atentos a esses momentos especiais da vida de nossos filhos, quando ela deixa a chupeta, a mamadeira, etc.

·        Ser um pai sempre presente. Saber a idade do filho, a série, e outros detalhes. Se seu filho for já crescido ainda existe esperança, você deve reassumir o controle da educação dos filhos, como? Passando algum tempo com else, compreender suas opiniões e idéias, identificar o amadurecimento deles, buscar influenciá-Los, dispor-nos a buscá-Los e dizer isso a else, ser acessível a else. Inteirar-se a respeito das situações, e das esperanças de seu filho.

·        "É muito mais fácil colar o selo na Carta enquanto a cola está úmida"

 

 

O primeiro passo de um pai que marca a vida de seus filhos é criar seu filho nos caminhos de Deus.

O Próximo passo de Abraão para marcar a vida de Isaque foi:

 

 

 

 

II.                ABRAÃO SE PREOCUPOU COM O FUTURO DE SEU FILHO

 

Gn 24.2-4

·        Além de ter preparado uma boa base moral e emocional para o filho, Abraão se preocupou com a futura vida familiar de Isaque.

·        O cuidado de Abraão foi em duas áreas:

(1). Abraão orientou seu filho Isaque a ter uma esposa cristã.

·        Se ela não fosse uma mulher crente, certamente teriam problemas.

·        "Um casal é mais feliz quando canta a mesma música."

·        Isso não quer dizer que hoje os pais devem escolher esposos ou esposas para os filhos, mas orientá-Los, segundo à vontade de Deus, a fazê-lo.

(2). Abraão ensinou seu filho que o sucesso no matrimônio consistia não apenas

      Em encontrar a companheira certa, mas também ser o cônjuge certo.

·        Isaque novamente mostra que é um bom filho, respeitando a vontade de seu pai, e principalmente, a vontade de Deus, o qual os orientavam.

 

Abraão marcou a vida de seu filho!

Ele demonstrou amor por Isaque dedicando sua vida para colocar seu filho nos caminhos do Senhor e se preocupando com o seu futuro.

Mas havia um último passo que foi a base pela qual Abraão marcou a vida de seu filho: 

 

III.             APESAR DE AMAR ISAQUE DE TODO O SEU CORAÇÃO, ABRAÃO AMAVA MAIS A DEUS

 

Gn 22.2,12

·        Vou dizer algo que vai chocar você, porque isso é uma verdade que às vezes me choca:

·         "Um pai que deseja marcar a vida de seu filho deve estar disposto a sacrificar-se."

·        Deixe-me explicar:

-         Deus pediu o contrário, pediu o único filho de Abraão, o seu filho legítimo com sua amada esposa, o seu primogênito.

-         O sacrifício que desejo olhar é o coração de Abraão sendo dilacerado pela dor de sacrificar o seu amado filho.

-         Um bom pai também tem fé absoluta em Deus. Hb 11.17 a 19.

-         Além de educar seus filhos nos caminhos do Senhor, de preocupar-se com o seu futuro, um bom pai AMA mais a Deus do que qualquer outra coisa...

-         Jesus explica a profundidade do sacrifício e medida de amor de um pai ao filho e Um texto que nos ajuda a ampliar esta verdade é Mt 10.37-39:

-         As vezes um pai vai ver um filho colocar-se contra ele por seu pai ter tomado uma decisão que agrada a Deus

-         Talvez sua família considere sua alma perdida nessas condições, mas o Senhor a considera "achada".

 

Conclusão:

Os 11.1 diz: "Quando Israel [eu e você] era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho."

Lembra que eu disse que a Bíblia não nos fala de nenhum pai humano perfeito?

Isso porque ela nos mostra que existe uma pessoa que deseja ser seu verdadeiro Pai.

Só Ele, pode ajudar você meu amigo a ser o pai que deseja.

Deus é o pai que nos perdoa e nos ama, que nos dá várias chances de acertamos.

-         Talvez estou falando para um pai que se sente frustrado.

-         Não teve um bom exemplo de seu pai e hoje não consegue ser diferente.

-         O trabalho, as viagens e correrias o fizeram um pai ausente. Não sobra tempo para soltar papagaio, pescar, jogar bolinha de gude.

-         Hoje o Pai celeste de dá uma nova chance, Ele não desiste de você.

 

O PAI NUNCA DESISTE
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados.
Tinha ele um único filho, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos.
O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai soavam aos ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres:
" Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai ".
Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse:
- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, e conhecendo o seu coração eu posso saber qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar.
E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.
É por isso que eu construí esta forca; sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.

O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer.
O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como o velho pai dissera, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:
- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais.
- Pesaroso, levantou os olhos e viu o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.
A passos lentos se dirigiu ate lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir sua vontade, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e disse:
- Ah! se eu tivesse uma nova chance ...
E pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; A forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
- Essa é a sua nova chance. Eu te Amo muito. Seu amigo e pai.

 

Se você esta aqui neste dia e  gostaria de ter a ajuda de Deus para ser um bom pai e um bom marido,

Porque não decide hoje ser o dia da sua nova chance?  Fale com Deus, convide ele para entrar no seu coração.

Nenhuma família será completa enquanto Cristo não for membro dela.

 

 

 

 

 



As Limitações da Sabedoria Humana

 

As Limitações da Sabedoria Humana


"Tomara vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria" (Jó 13:5).

A frustração de Jó, destacada neste comentário, nos lembra das limitações da sabedoria humana. Ele ouviu os comentários dos três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, e percebeu que a sabedoria deles não ajudava. Ele disse que seria melhor – mais sábio – que ficassem calados. Durante muitos anos, eu tive um quadro na parede que mostrava um peixe mordendo a isca num anzol, e dizia: "Até um peixe não arrumaria encrenca se ficasse de boca fechada".
Com certeza, há muitas situações em que devemos falar. Deus condena a atitude covarde daqueles que recusam se posicionar a favor do Senhor (considere a covardia dos israelitas em 1 Reis 18:21, o aviso de Jesus em Marcos 8:38 e os avisos contra timidez em 2 Timóteo 1:7-8 e Apocalipse 21:8).

Mas há outras situações em que a conduta sábia é ficar calado e ouvir. O livro de Jó ilustra muito bem o perigo. Estes homens mergulharam na filosofia humana sem ter a revelação de Deus para corrigi-los. O homem, pela observação de experiências humanas, pode aprender algumas coisas, mas chega a um ponto em que deve parar de especular para simplesmente ouvir – ouvir o que Deus revela na sua palavra. E mesmo nestas revelações divinas, há limites. Assim como Deus não respondeu a todas as questões levantadas por Jó e seus amigos, ele não fala para nós tudo o que gostaríamos de saber (Deuteronômio 29:29). No entanto, podemos ter certeza de que ele nos revelou nas Escrituras tudo o que precisamos saber para ter a comunhão eterna com ele (2 Pedro 1:3-11). Vamos aprender a nos calar para ouvir a sabedoria de Deus!

Avalie à luz das Escrituras tudo que você ouve. Hoje temos uma revelação muito mais completa do que a dada por Deus tinha a Jó e seus amigos. Aproveite e valorize as Escrituras. Nelas encontramos a verdadeira sabedoria.

Autor: Dennis Allan
 
 
Recebido da minha linda amiga Bia!,

 
Bia de bicicleta 
 
 

Chamando a Atenção de Jesus - Unguento!


 

Voz Do TronoMinistério de Evangelismo Voz do Trono - "Lutando pela Verdade"

Mensagem Diária

Chamando a Atenção de Jesus - Unguento!

"E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento" – Lucas 7:36-50.
por Vilson Ferro Martins – www.vozdotrono.com.br

...Um fariseu, possivelmente abastado, convida Jesus para uma refeição em sua casa, mas uma mulher - uma pecadora - é quem "rouba" a cena. Convém aqui lembrar o que Jesus disse: "Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos" – Lucas 5:31.

Ela, sabedora de que Jesus estava a mesa em casa do fariseu, levou consigo um vaso de alabastro com unguento. (Alabastro = uma espécie de mármore, usado para manufaturar vasos e jarras de unguento. Unguento = Mirra ou Nardo misturado a uma base oleosa de Azeite de Oliva).

E foi com essa atitude ousada que ela chamou a atenção do Mestre. A Bíblia descreve que ela estando por detrás, prostrada aos Seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e enxugáva-lhos com os cabelos de sua cabeça e beijava-Lhe os pés, e ungia-lhos com unguento. É possível imaginar como a cena impactou a todos naquele recinto e como aquela mulher se despojou de TUDO para protagoniza-la.

Pela leitura que podemos fazer certamente se tratava de uma mulher muito vaidosa, em face do perfume que carregava e da maneira como a Bíblia relata que eram seus cabelos, mas que relega toda vaidade, se humilhando a fim de ser atendida pelo Mestre. Ela não se importa em chorar mesmo que (talvez) borrasse sua maquiagem. Tampouco se importou de usar o seu cabelo como toalha para enxugar os pés do Senhor. Também não se importou de derramar todo aquele caríssimo unguento nos pés do homem da Galiléia. Você faria isso para chamar a atenção do Mestre?

Tudo isso fala de desprendimento dos valores secundários. Fala da troca de valores passageiros por valores eternos.

Bem, o fariseu imediatamente ao contemplar toda a cena desaprova Jesus, pois, pensava ele: Se este (Jesus) fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. (Pecadora neste contexto sugere que se tratava de uma prostituta).

A verdade é que Jesus volta-se para a mulher e lhe diz: "Os teus pecados te são perdoados, a tua fé te salvou; vai-te em paz" – (Lucas 7:50).

A vaidade é uma das principais causas de impedimentos do porque muitos não alcançam a atenção de Jesus.

Essa mulher vaidosa entrou em casa alheia, chamou a atenção de todos, mas principalmente da Pessoa que podia resolver seus problemas emocionais, físicos e espirituais. Deu certo! Ela entrou como uma proscrita pecadora, mas saiu daquela casa salva e em paz, sem se importar com os demais que se encontravam por perto, o que eles pensavam; o que achavam; o que sentiam.

Ela voltou perdoada seja lá de quantos pecados pesavam sobre ela... Voltou salva por sua fé... e voltou em paz... a paz que somente Jesus pode dar; enquanto que esse fariseu se chamava Simão e era conhecido como Simão o leproso... e que mui provavelmente permaneceu leproso...

"AMADO (a) LEITOR (a), É nosso desejo que nenhuma comunicação deste trabalho evangelístico jamais venha pressioná-lo(a) a contribuir, mas sim convidá-lo(a) à prestar o seu apoio com alegria e discernimento, apenas se você se sente levado a fazê-lo. O Ministério de Evangelismo Voz do Trono é mantido por doações voluntárias. ".

(Salvo citação contrária, todos os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.)
Permitida a reprodução desde que citada a fonte. "Julgai todas as coisas, retende o que é bom" - I Ts 5:21
Preserve o Meio Ambiente. Imprima apenas quando essencial. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter

Vilson Ferro Martins
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 1631
Op: 023
Conta-fácil: 3250-9

Vilson Ferro Martins e ou/
BRADESCO
Agência: 0560-6
Conta-poup.:1008435-0

Vilson Ferro Martins
BANCO DO BRASIL
Agência: 1582-2
Conta-poupança: 14793-1
Variação: 01

 

Bate Seba - Uma Cordeirinha Inocente?

 



BATE-SEBA - UMA CORDEIRINHA INOCENTE?

Valdenira Nunes de Menezes Silva


"O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara..." (2Sa 12:2-3).





Bate-Seba era uma mulher formosa cujo nome significava "sétima filha" ou "filha de um juramento".
A sua beleza atraiu os olhos do rei Davi quando este se encontrava no alpendre do palácio e ela se banhava no jardim da sua casa.
Eis aí o quadro perfeito para o início de um adultério:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1- PERSONAGENS:

a) DAVI -
rei de Israel

b) BATE-SEBA - mulher de grande beleza, casada com Urias, um dos fiéis soldados do rei Davi.


2- CENÁRIO:

a) Alpendre do palácio real

b) Jardim da residência de Urias e Bate-Seba

3- ACONTECIMENTOS:

a) O rei Davi passeava, ociosamente, no alpendre do palácio
b) Bate-Seba tomava banho no jardim da sua casa
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estes são os personagens, o local e o que estava se passando naquele exato momento - um homem que sentiu atração por uma mulher casada e que pecou contra o Senhor.

Quando estamos em comunhão com o Senhor, conhecendo a Sua Palavra, procurando agradá-Lo, deixando-O falar ao nosso coração, podemos evitar muitos dos pecados e tentações que aparecem diante de nós. Mas quando estamos ociosos, alimentando a carne, a nossa natureza velha, não lendo a Palavra de Deus, estamos procurando sair dos caminhos do Senhor e abraçando o pecado.

Várias atitudes do rei Davi contribuíram para ele cair neste tão grande pecado:

1- Ele deveria estar no campo de batalha junto com seu exército.
"E aconteceu que tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel ... porém Davi ficou em Jerusalém" (2Sa 11:1).

2- Ele não deveria ter mandado indagar sobre quem seria aquela mulher que ele estava vendo, lá do alpendre do palácio, tomar banho.
"
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliá, mulher de Urias, o heteu? (2Sa 11:3).
Há um ditado que diz o seguinte: "Não podemos evitar que um passarinho voe sobre a nossa cabeça mas podemos evitar que ele faça um ninho."

3- Ele não deveria ter enviado mensageiros para trazê-la até o palácio e induzi-la a adulterar com ele.
"Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia) (2Sa 11:4).

Esta série de acontecimentos pecaminosos não pararam por aí. Davi, o homem que era segundo o coração de Deus, andava alimentando os desejos da carne e, quando soube que Bate-Seba estava grávida, ficou com medo de ser descoberto. Então, mandou Urias, marido dela, voltar da batalha e ficar em casa para dormir com sua esposa e, assim, isentá-lo desta tão grande culpa (Davi estava fugindo dos olhos do mundo, porém jamais poderia fugir dos olhos de Deus). A Bíblia, no entanto, nos diz em 2 Samuel 11:9 que "... Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu Senhor; não desceu à sua casa."
Depois de tentar por vários meios fazer Urias ir se deitar com Bate-Seba, mas não conseguindo, Davi colocou-o na frente da batalha para que ele morresse.
Vejam em qual situação se encontrava a vida do homem que era segundo o coração de Deus:

a) Por decisão própria, tornou-se um adúltero.
b) Por decisão própria, tornou-se um assassino.

Aí está um homem que amava o Senhor e que era amado por Ele.
Um homem que decidiu pecar pelo simples prazer da carne mas que foi castigado na própria carne.
Nisto tudo, aprendemos uma coisa: "Nada que se faz neste mundo é encoberto aos olhos de Deus." O pecado do rei Davi desagradou ao Senhor que enviou o profeta Natã para falar com ele. E o profeta disse ao rei:
"... Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele, e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele" (2Sa 12:1-4).
A Bíblia ainda nos diz que Davi ficou furioso com aquele homem que praticou tamanha maldade, e disse:
"Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso" (2Sa 12:5b).
E o profeta respondeu:
"Tu és este homem" (2Sa 12:7).

Estes versículos nos fazem pensar um pouco sobre o caráter da personagem central do nosso estudo - Bate-Seba. A Bíblia nos diz que ela era uma cordeira. E quais são as características de uma cordeira, de uma ovelha? Ela é mansa, seguidora fiel do seu dono, o pastor, calada, nada reclama. O Senhor comparou-a a uma cordeirinha, mas muitos de nós a chamamos de adúltera.

E você, amada irmã, como classificaria Bate-Seba? Adúltera ou cordeirinha?
Nós não conhecemos o coração de Bate-Seba mas Deus "... sabe os segredos do coração" (Sal 44:21b).
Não sabemos e não podemos acusá-la de ter tomado banho no jardim de sua casa, propositalmente, para ser vista pelo rei. Como era para o rei Davi estar no campo de batalha, ficando na cidade apenas os velhos, as mulheres e as crianças, é impossível julgarmos já que a Bíblia não nos revela a intenção dela. Não podemos colocá-la no banco de réus e taxá-la de ADÚLTERA porque não existe prova suficiente para tal acusação. Eu não posso julgá-la mas Deus pode, pois só Ele conhece o coração do homem. Só Ele sabe o que aconteceu naqueles momentos.
Uma lição muito importante podemos tirar de toda esta tragédia: O BANHO EXTERIOR É IMPORTANTE E NECESSÁRIO SE, JUNTO A ELE, VIER O BANHO INTERIOR - A PUREZA DA ALMA, UM CORAÇÃO PURO, SINCERO E CHEIO DE AMOR PELO PRÓXIMO.

Mesmo o Senhor tendo-a chamado de cordeira, mesmo nós não sabendo se ela foi culpada ou inocente, ela foi castigada:
1- Ela engravidou.
b- Ela perdeu o seu marido Urias que morreu no campo de batalha.
c- Ela perdeu seu filho recém-nascido.

Mas, apesar de ambos terem enveredado por caminhos que desagradaram a Deus, a Bíblia nos diz que Davi se reconciliou com o Senhor e o Seu perdão veio para os dois, pois, mesmo perdendo o filhinho que foi fruto do pecado de ambos, eles foram abençoados com outro filho, Salomão, "o amado do Senhor".

Irmã, veja o perdão maravilhoso de Deus... Ele não apenas a perdoou, como lhe deu um filho que se tornou rei e foi ascendente de Jesus.
Veja como estas palavras do Senhor ressoam como um bálsamo na nossa alma:
"... porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei" (Jer 31:34).

Nós quando pecamos temos também que fazer a nossa parte. Temos que pedir perdão a Deus, assim como fez o rei Davi que disse: "Porque eu conheço as minhas transgressões... Cria em mim, ó Deus, um coração puro... Torna a dar-me a alegria da Tua salvação" (Sal 51:3,10,12).

Nosso Deus, é um Deus amoroso e fiel que perdoa os nossos pecados, por mais terríveis que eles sejam. E quem nos dá esta certeza é a própria Palavra de Deus:
"Porque serei misericordioso para com sua iniqüidade, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais" (Heb 8:12).

Deus perdoou e abençoou Bate-Seba, transformando-a na esposa do rei Davi e lhe dando um filho, Salomão, que se tornou rei de Israel.

Que possamos estar atentas à voz do Senhor e possamos andar nos caminhos perfeitos que Ele coloca diante de nós.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Valdenira Nunes de Menezes Silva

 
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). Esta Bíblia e a ARC (excelente até a edição 1894, ainda aceitável nas edições da IBB/JUERP, desaconselhada na edição SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).




 

 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 
 
 Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo.
 
 
 
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18).
 
 
"Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)
 
 
 
 Valdenira Nunes de Menezes Silva
 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 PS1 - Visite, bookmark, estude regularmente, recomende a todas amigas, ponha links para http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/
 (este é o antigo site bereanas, e continua voltado para leitura por mulheres que tenham espírito doce e submisso a Deus).
 
 PS2 - Para comunhão e para receber estudos doutrinários e práticos cada semana, envie email vazio para bereanas-subscribe@yahoogrupos.com.br
(este é um grupo moderado de comunhão, exclusivo de mulheres realmente estudiosas de (e crentes em) a Bíblia,portanto de espírito doce e submisso a Deus, de práticas litúrgicas tradicionais, e de doutrina batista, fundamentalista, separatista e "só-Bíblias do Texto Tradicional", a ACF (e antiga ARC-IBB)).
Quando Yahoo pedir confirmação, clique Reply/Resposta, depois clique Send/Enviar.